Conhecendo o LIED
Objetivos
- Apresentar o laboratório de informática educativa e o teleposto como espaços alternativos para ampliação da aprendizagem dos discentes, docentes e da comunidade.
- Discutir sobre a importância da Informática Educativa, o uso dos recursos
tecnológicos, em especial o email, e sua influência no cotidiano pessoal e profissional.
Justificativa
Com o advento das lan houses, grande parte da população carente consegue ter acesso a computadores e as informações contidas na internet.
Não podemos negar que existe aprendizagem nesse espaço de troca de informações e saberes, seja num jogo, seja na criação de um email para o Msn, seja para a comunicação virtual do Orkut. Alguns comandos, como o CTRL+C e o CTRL+V são incorporados a rotina de uso da lan house, já que existe a necessidade de ser rápido em responder as questões apresentadas.
Contudo, quando se trata de utilizar tais saberes em prol da educação escolar, vemos que muitos não sabem o que fazer. Por exemplo, uma pesquisa no Google, o envio de arquivo anexo no email, elaboração de slides etc, são recursos tecnológicos que poderiam contribuir para elaboração de trabalhos, para autonomia do aprendizado, enfim, para aumento e solidez da aprendizagem de nossos alunos.
Percebemos também que muitos possuem emails somente como login do Orkut e Msn Além disso, os nomes escolhidos e que os identificam (endereço do email) provavelmente poderiam excluir seu dono de alguma avaliação ou processo de seleção para um emprego.
Sendo assim, planejamos atividades de debate e elaboração de um email profissional.
Metodologia:
- A turma será dividida em dois grupos. Cada grupo será direcionado a um espaço. Ora no teleposto, ora no laboratório de informática educativa.
Atividade no laboratório de informática educativa (LIED)
- Conversa sobre o uso do LIED quanto: ao horário, atividades que podem ser desenvolvidas pelos alunos, pelos professores, pelos alunos e professores juntos, papel do Orientador Tecnológico e do Assistente Técnico, horários, recursos disponíveis, metas a serem alcançados durante o ano.
- Vídeo “Tecnologia na Educação” (You tube) como o professor estará em relação à tecnologia daqui a 15 anos. (Debate)
- Discussão sobre o vídeo e o projeto um computador por criança, já presente no Brasil a 3 anos.
- Comercial da TIM (Vídeo e debates opcionais).
- Elaboração de um email profissional e cadastro no portal do professor.
(www.portaldoprofessor.com.br/crismarcelino).


Nenhum comentário:
Postar um comentário